Antes do Código de Ética
Antes da implementação formal de um Código de Ética pelo IEEE, o campo da engenharia e tecnologia não possuía um conjunto unificado de diretrizes éticas. As práticas profissionais variavam conforme a cultura organizacional, a legislação local e os padrões individuais de moralidade. Isso criava cenários onde:

Esses cenários têm consequências reais no mundo e podem ser exemplificados com inúmeros casos de mal prática ética no âmbito computacional, como o escândalo de Cambridge Analytica usando dados pessoais sem consentimento.
O código de Ética da IEEE
O Código de Ética da IEEE foi estabelecido para corrigir essas falhas e criar um padrão global para o comportamento ético e profissional na engenharia e tecnologia.
Para isso, eles criaram um conjunto de regras para cumprir com a integridade ética da profissão, sendo elas:

De regras profissionais:
- Considerar a segurança, saúde e bem-estar do público uma prioridade e lutar para sempre cumprir com designs éticos e sustentáveis, para proteger a privacidade de outros e avisar prontamente de fatores que possam deixar o público ou o ambiente em perigo.
- Aumentar a compreensão dos indivíduos e da sociedade sobre as capacidades de tecnologias emergentes.
- Evitar conflitos de interesse sempre que possível, e avisar as partes afetadas quando eles existem.
- Evitar condutas ilegais em atividades profissionais e rejeitar qualquer suborno.
- Procurar, aceitar e oferecer críticas honestas sobre trabalhos técnicos, para entender e corrigir erros, ser honesto e realista em fazer estimativas com os dados disponíveis, e dar crédito para a contribuição de outros.
- Manter e melhorar a competencia técnica e apenas fazer atividades tecnológicas para outros se for qualificado.
De regras sociais:
- Tratar todas as pessoas de uma maneira justa e com respeito, e não agir com discriminação baseada em características como etnia, religião, gênero e suas expressões, capacidade física ou mental, idade, origem nacional, orientação sexual.
- Não agir de forma abusiva de qualquer tipo, incluindo assédio sexual ou comportamento de intimidação.
- Evitar ferir outras pessoas, sua propriedade, reputação ou emprego por meio de ações falsas, ou maliciosas, rumores ou quaisquer outros abusos verbais, ou físicos.