Código de ética da IEEE


Introdução

A área de engenharia de software não é devidamente regulamentada. Por isso, a IEEE, uma organização de profissionais da área da eletroeletrônica, formulou um código de ética, com o objetivo de padronizar as atividades de profissionais da área de engenharia de software.

Código de ética

Assim como toda profissão regulamentada, a área de engenharia tem diversos códigos de ética, porém não oficiais. O Código de ética da IEEE, um dos códigos existentes, possui 10 regras, divididas nas seguintes categorias:

Conduta profissional

A primeira classe de regras tem como objetivo garantir a integridade, responsabilidade e a conduta ética nas atividades profissionais.

  1. Promover a segurança e bem-estar de clientes, colegas e colegas de trabalho, assim como usufruir de práticas sustentáveis e que não ameacem o ambiente de trabalho e qualquer outro meio.

  2. Fornecer conhecimento profissional, seja para colegas de trabalho ou para clientes, visando sanar dúvidas quanto às tecnologias, independente do tipo de tecnologia.

  3. Evitar conflitos de interesses, a menos que sejam inevitáveis.

  4. Evitar infrações e recusar qualquer tentativa de suborno.

  5. Oferecer sempre sugestões honestas, assim como deve aceitar e procurar por opiniões. Oferecer sempre conhecimento correto, para resolver problemas e corrigir erros, e nunca manipular informações para fornecer estimativas, utilizando sempre dados disponíveis.

  6. Apenas cumprir trabalhos caso seja capacitado para tais, por experiência ou treino, sempre capacitar profissionais para serviços específicos com treinamentos, visando a melhora da competência técnica.

Conduta social

Nessa seção, são tratadas as maneiras como os profissionais devem tratar uns aos outros, evitando quaisquer tipos de abusos ou discriminação, e optar sempre pelo respeito e pela justiça.

  1. Tratar todos igualmente, sem discriminação, racismo, homofobia e qualquer outro tipo de conduta que coloque em risco a saúde e bem-estar do próximo usando de características do indivíduo para ofendê-lo ou agredí-lo.

  2. Não praticar assédio independente do tipo, seja ele sexual, verbal, comportamental, etc.

  3. Evitar ferir indivíduos e seus pertences pessoais, ou sua reputação, utilizando de mentiras e rumores, assim como evitar agredir fisicamente ou verbalmente clientes, colegas de trabalho ou qualquer outro indivíduo.

Responsabilidade

E por fim, o código de ética da IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) conta com um décimo artigo que preza pelo obedecimento a todos os artigos anteriores e pela colaboração mútua.

  1. Contribuir para que você e seus colegas sigam esse código de ética, empenhando-se para garantir que ele seja cumprido, e não revidar contra indivíduos que reportem sua violação.

Finalização

Em resumo, a IEEE desenvolveu esse código de ética para que a área dos profissionais de elétrica e eletrônica fossem administrados e regidos, assim como o que ocorre com outras áreas da esfera de trabalho. Ele abrange um grande escopo das relações humanas, desde o profissional (entre clientes e provedores de serviço) até o social (entre os próprios profissionais).

Elaboramos também uma espécie de "cartaz" ou "panfleto", que teria a ideia de simplificar e tornar conciso o conteúdo desse texto.

Cartaz fictício sobre o código de ética