O código de Ética e Prática profissional da Engenharia de Software
Criado pela ACM, o código é constituído de 8 princípios básicos, os quais são divididos em cláusulas especificadas para evitar abstrações. É fundamental que engenheiros de software estejam cientes de cada um deles, e os incorporem na prática profissional. A seguir, estão condensados os 8 princípios e suas especificações:
Público
Engenheiros de Software devem agir de maneira consistente com o interesse e segurança do público. Os profissionais devem sempre considerar os impactos de seu trabalho na sociedade.
Responsabilidade
Aceitar total responsabilidade por seu próprio trabalho.
Confiabilidade
Aprovar software somente se tiverem uma crença bem fundamentada de que ele é seguro.
Cliente e Empregador
Engenheiros de Software devem agir da maneira que esteja melhor seguindo os interesses de seu cliente, mas sempre de forma consistente ao interesse público. Também é necessário atentar-se às questões éticas, legais e interesses sociais.
Produto
É indispensável que os produtos e seus serviços de manutenção sejam da mais alta qualidade possível. Para tal, o engenheiro deve manter um alto profissionalismo no processo de desenvolvimento. É necessário manter o foco nos objetivos do projeto e documentar as informações necessárias a respeito do mesmo, como problemas que podem acontecer nesse processo. O mesmo profissionalismo deve ser mantido ao se tratar da manutenção do software da mesma forma que no seu desenvolvimento.
Julgamento
Engenheiros de software devem manter a integridade e independência em seu julgamento profissional. Destaca-se a necessidade de manter uma boa reputação profissional, mantendo os valores humanos em julgamentos técnicos. Em conflitos de interesse que não podem ser evitados, é preciso divulgá-los a todas as partes envolvidas.
Gerenciamento
Engenheiros e gerentes de software, enquanto numa posição de liderança, devem sempre adotar e promover uma abordagem ética no seu trabalho. Cabe, portanto, o uso de métodos efetivos para redução de riscos e oferecer
Boa gestão
Um engenheiro de software deve garantir a boa gestão de qualquer projeto em que trabalhem, incluindo procedimentos eficazes para promoção da qualidade e redução de riscos.
Propiedade intelectual
Deve se certificar de que haja um acordo justo em relação à propriedade de qualquer software, processo, pesquisa, redação ou outra propriedade intelectual para a qual um engenheiro de software tenha contribuído.
Profissão
A integridade e boa reputação da profissão deve ser sempre assegurada pelos profissionais, em consenso com o interesse público. Dessa forma, cabe ao engenheiro de software promover o conhecimento público a respeito da profissão, cumprir todas as leis que regulam seu trabalho e denunciar o descumprimento deste Código às autoridades.
Colegas
O apoio aos seus colegas é fundamental na Engenharia de Software. Para tal, é necessário cooperar no desenvolvimento profissional de seus colegas e encorajá-los a adotarem boas práticas de trabalho, além de revisar seu trabalho sempre de maneira adequada. Os demais sempre devem ser tratados com respeito e justiça, a fim de criar um ambiente de trabalho colaborativo e seguro.
Pessoal
Engenheiros de software devem se engajar no constante aprendizado para evoluírem na prática de sua profissão, a fim de que estejam constantemente atualizados e eticamente responsáveis.